quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deux Ex: Filme a Caminho?

  Pelo menos é o que diz esta POSTAGEM SOBRE O FILME.
Pelo que deu para entender, eles querem fazer um filme inspirado, mas não cópia, de Deux Ex, com elementos do (s) jogo(s) mas também expandindo e trazendo idéias novas.

Tudo a favor.

O problema são "detalhes" como din-din para o projeto (filmes bons pdem ser de baixo orçamento, mas depende de talento, o que é mais dificil de se arrumar que verba em Hollywood).

Um filme de cyberpunk que não quer ser "Blade Runner" pode ser bom ou ruim, por outro lado.

Blade Runner surgiu já com o "movimento" cyberpunk em plena atividade, mas expandiu conceitos e renovou algumas idéias, inclusive de gente do naipe de Willian Gibson e seu Neuromancer.

Tentar repetir um filme assim é um risco. todo mundo quer fazer "um novo Blade Runner" e, com poucas chances de errar, ninguém conseguiu (houveram boas coisas, não me entendam mal, mas BR é só um...ou vários dependendo da edição caça-niquel de DVD).

Ao mesmo tempo que isso possa cheirar a falta de ambição, se for levado a sério, pode sair, sim, algo de bom daí. Mas depende de capacidade e isso vamos ter de torcer para que os roteiristas, produtores, diretores e atores consigam.

O diretor anunciado seria Scott Derrickson, que tem coisas como "O dia em que a Terra
Parou", que não gostei, mas Lenda Urbana 2, que achei que funcionou. Ou seja, não é um PUSTA diretor, mas pode conseguir. Problema é que até onde vi, não achei o nome dele envolvido com o projeto.

O roteirista C. Robert Cargil eu desconheço. Ele fez dupla com o diretor em um tal "Sinister" de terror, mas como não vi, não posso dar piteco. Também não vi o nome dele associado ao projeto.

Ambos estão associados a um projeto chamado "When Gravity Falls", que, aparentemente, é  inspirado na novela de mesmo nome, de George AllecEffinger, e também de um suplemento de cyber 2020 (que tem outra história). Não li o livro (acabo de acrescentá-lo a minha "wishlist"), mas já ouvi falar bem. A história tem bastante enfase em um oriente médio cyberpunk.

Meu chute é ou que a produção gorou, ou que virou o "Gravity", mesmo, mas isso, por hora, não consegui saber.




Do you feel luck, ´punk?

2 comentários:

  1. Hey cara, achei fantástico teu blog, e adorei a postagem, Deus Ex é um amor na minha vida hahah
    Mas poxa, procurei alguma rede social sua e não achei nada =/
    Enfim, queria entrar em contato com você cara, vi que você entende bastante sobre cyberpunk
    Enfim, me segue no twitter e fala que é você haha o//

    @DavidAlcalde42

    Flw cara, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi David, eu sou mais conhecido como Brega Presley (é mais fácil me achar no facebook assim, hehehe).
    Eu não uso meu nome "a vero" porque sou psicologo e isso me ajuda a manter neutralidade no consultório (paciente adora xeretar vida de terapeuta, hehehe).

    Eu escrevo muito no saiadamasmorra.blogspot.com, e sou um dos organizadores do Saia da Masmorra aqui no Rio (encontro mensal de RPGs alternativos), onde costumo mestrar cyberpunk 2020.

    No saia da masmorra tenho uma adaptação mais completa para Deus Ex (primeiro e segundo jogos) que a idéia é reproduzir aqui, com o tempo.

    Criei o blog porque como o SDM é coletivo, consigo evitar monopolizar os temas que gosto por lá.

    Me procura no facebook que te adiciono (Brega Presley).
    Abração

    ResponderExcluir