quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Primeiro Homem Biônico Está Entre Nós?

Seguindo notícia do History Channel (fonte sempre duvidosa), o texto é algo diferente do que parece.

Na verdade, REX é um boneco cujas funções já imitam com qualidade 70% da nossa anatomia  (possivelmete o que eles querem dizer é fisiologia, porque anatomia, em si, creio, bastaria ter aparência similar à humana, mas isso, creio, já foi obtido com perfeição ou próximo dos 100%).

"Embora represente um avanço absoluto, os cientistas responsáveis por sua construção destacaram que ainda é muito cedo para criar protótipos que possam funcionar de forma independente, sem a intervenção dos humanos."

O inferno, meus amigos, está nos detalhes. Fora que a mente humana é algo de tarefa hercúlea para ser imitada - acho que chegamos lá um dia, mas demora.

Seja como for, houveram avanços espetaculares nessa área, e REX é boa notícia.

Não deixa de ser interessante  o vídeo acima, a começar pelo título "The bionic man, and what he tells us about the future of being human" (Tradução livre, O Homem Biônico e  o que Ele diz a respeito do futuro de ser humano"). E interessante porque reforça e atualiza questões que já são discutidas em FC há anos, sobre corpo e identidade.

A melhor obra de ficção que conheço a respeito ainda é a série "Ghost In The Shell" (o seriado, não o longa, que é bom, mas não chega aos pés do que fizeram na série).
GTS é conhecido, mas falo sobre isso outro dia.

A tecnologia para próteses de membros, seja como for, tem trazido avanços espantosos.
Um bom exemplo, desses dias também, é ESSE AQUI, próteses que podem ser movidas com a "força" do pensamento

(Cientistas desenvolvem prótese wireless que funciona com a força do pensamento)
Diz  o texto que:
"O pequeno aparelho (ele tem o tamanho de um comprimido) é acoplado à superfície do córtex motor, área do cérebro responsável pela nossa movimentação e coordenação motora. Basta a pessoa pensar no movimento que deseja fazer e a prótese obedece."

Promissor, não?



Nenhum comentário:

Postar um comentário