sábado, 27 de abril de 2013

HEROBRINE (Minecraft) Um verdadeiro "Ghost In The Shell"?

Descobri essa por acaso: Há toda uma teoria conspiratória entre jogadores de Minecraft
 sobre um tal "Herobrine", uma espécie de fantasma/ zumbi/ assassino que aparece eventualmente nos jogos de Minecraft.

Quem me explicou foi meu filho Bernardo, que tem 11 anos é adora o jogo, mas pessoalmente achei a historinha engraçada, a ponto de escrever sobre isso.

Então vamos ao que reza, mais ou menos, a lenda:

Um jogador desconhecido (possivelmente o amigo de um amigo meu), pensou ter visto uma vaquinha em algum canto. Na realidade, ao se aproximar, viu que era uma "Skin", uma "imagem" de Steve (Steve Notch, criador do joguinho). O problema é que ele NÃO estava em um jogo multiplayer e este tipo de ícone/personagem não deveria aparecer ali.

Com assustadores olhos esbranquiçados, o tal ícone caçou e matou o personagem do tal jogador desconhecido. A partir daí a história virou um viral e passou a ocorrerem diferentes relatos similares pela rede afora.

Porque é assustador? Porque, primeiro, ele é um personagem assassino, e , segundo, ele é supostamente o irmão morto de um dos criadores, mesmo que o mesmo produtor afirme de pé junto que nunca teve irmão.
Ao meu ver é a primeira manifestação conhecida e popular de um 'Ghost In The Shell" (ou suposta aparição). GTS é um filme/seriado (um animê) japonês onde é discutida exatamente a seguinte idéia: Com o avanço e aumento da complexidade da rede de computadores, fatalmente surgiria um "Fantasma na máquina", uma conciência em algum ponto que poderia ter sua própria agenda.

A fama do personagem é tanta que até na revista "Recreio" desses dias veio uma reportagem a respeito. O que mostra que a moleca já convive com seus prórpios fantasmas e lendas urbanas mais modernas que a nossa e a "Loira do Banheiro".

Ainda que o tal "Herobrine" esteja maios para um fantasma de "O Chamado" que para um "Wintermute" de Neuromancer, é uma ideia bacana demais para não ser aproveitada em RPG.

Meu problema aqui é  o seguinte: Eu raramente mestro fantasia (cenário de Minecraft) e nunca mestro Terror (sou especialmente ruim em cenários deste tipo), mas como queria aproveitar a idéia, a solução foi transformar o personagem em um "programa" na NET, um desafio aterrorizante para Netruners em uma aventura cyberpunk (no caso, cyber 2020).

Então vamos aos cados do programa-assassino:

Programa: HEROBRINE
Tipo Vírus Anti-pessoal
Força (strenght) 7   MU (tamanho do programa) : Desconhecido (opcional 5, se desejar)
Opções: Ele é praticamente uma AI, então dê a ele espaço MU 5 para eventuais programas, se quiser.
Descrição: Herobrine é um programa antigo, de pelo menos uns 10 anos em 2020, e está ali faz muito, muito, tempo atacando hackers. Se destruído garanta com que os jogadores nunca tenham certeza se ele era  o original ou uma cópia.
O "programa" ataca Netrunners desavisados e frita seus cérebros sem piedade, mas, para tornar a coisa interessante, sugiro que um D6 seja rolado se  o ataque dele for bem sucedido. resultados 5 ou 6 resultam não em dano cerebral, mas em destruição do ícone e dos programas do personagem.
Icone (ver imagem): Ele é um homem "quadradão" (no estilo Minecraft) mas com olhos aterrorizantemente brancos. Pode eventualmente ser enganado por programas de invisibilidade, mas o efeito precisa ser rolado a cada turno (1 d10 x 7) para ter efeito.

Abração


E bora dormir de luz acesa!

2 comentários:

  1. fantástico esse comentário seu, de que as novas gerações tem suas próprias lendas, suas "loiras do banheiro" e coisas parecida. A tecnologia avança, mas o medo nunca muda.

    post bem bacana. Continuem o bom trabalho.

    ResponderExcluir