sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ensinando Quimica com RPG: Acido Fluorídrico

Mestrei hoje para alguns amigos a excelente, porém pouco conhecida aventura "Cabin Fever" de Eric Heisserer, para Cyberpunk 2020 (facilmente adaptável para outros sistemas cyberpunk, jpa que  o confronto tático é de menor importancia aqui).


Basicamente, o jogo faz com que um grupo de personagens fique isolado em um local, cercado por uma nuvem tóxica, no caso, o Acido Fuorídrico, um acido que corrói até vidro e é usado em refrigerantes, mas ao contrário da piada com o "Oxido de Duo-hidrogêneo" (H2O) é DE FATO uma substância mortal.
(vide video)

O grande lance da aventura gira em torno dos personagens entenderem exatamente o que o tal ácido faz, já que aparenta ser terrível (e é), descobrirem quem os colocou nessa enrascada e como sairem dali com vida.

Entrar em detalhes da aventura tira parte de sua graça. Ao invez disso recomendo que quem puder procure o suplemento "Cabin Fever" (são pouco menos de 50 páginas de história)do cyberpunk 2020 para entender e poderem mestrar.

Mas o mais interessante desse jogo, para quem trabalha com pedagogia (não é meu caso), sobretudo professores de química, é o uso que a aventura pode trazer em termos de fazer  os alunos entenderem e memorizarem os efeitos do ácido, seja em anuncios de TV, seja em pesquisas e panfletos que eles poderiam encontrar no local aonde estão, seja na descrição de seus efeitos mais terriveis sobre os que dele se acidentam ou sobre  o proprio vidro.
Olha que bacana: "Panfleto" informativo de apoio para a aventura.
A idéia pode ser usada em outras aventuras, após revolução industrial, onde o ácido na forma gasosa possa ser descrito a um grupo que precisará enfrentar as dificuldades de sobrevivência enquanto aguardam socorro.

Eu, que sempre fui horrível em química, aprendi pacas sobre ele e outros ácidos depois de ter lido a aventura a primeira vez, então acho que pode ser um bom motivador.
Abraços


(os links acima não são os melhores, mas creio que já ajudam a dar alguma idéias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário