quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sobre Cyberpunk à Japonesa

"Uma certa manha um homem acorda e se descobre transformado em um hibrido de carne e metal vivo.; Ele tem sonhos de ter sido sodomizado por uma mulher com um falo em formato de serpente. Experimentos clandestinos de privação sensorial e tortura mental destravam poderes psíquicos em cobaias, os fazendo implodirem em torrentes de chuva negra de pus negro ou desmancharem a carne uns dos outros em um frenesi sexual. Enquanto isso, um histérico escravo sexual ciborgue percorre ruas abarrotadas como um semideus elétrico batalhando pela supremacia dos telhados acima, Isto é um cyberpunk no estilo japonês: Um movimento breve que eclodiu no underground do Japão para ganhar a atenção internacional no final dos anos 1980. "
Assim começa o texto "Pesadelos Pós-humanos – O Mundo do Cinema Pós-Cyberpunk Japonês." de Mark Player.
Uma leitura interessante sobre esse gênero do cinema com um enfoque diferente da modalidade ocidental.
Não é o tipo de filme que agrada a todos, mas é inegável que é algo bem mais visceral e original que as produções blockbusters americanas padrão.
O texto no orignal pode ser encontrado em:
E não disserta sobre uma expressão artística leve. Leiam por conta e risco.

Em termos de RPG recomendo dois que podem trazer para sua mesa uma experiência similar a deste tipo de filme.
O primeiro é KULT. RPG Sueco clássico e excelente, capaz de fazer sombra, por vezes, aos de Ctullhu (que por si só já são espetaculares). Para conhecer mais sugiro o texto de André Cruz AQUI.

O segundo é KURO. na minha humilde opinião o melhor RPG com temática cyberpunk oriental que temos hoje no mercado, Isso porque é mais sombrio e pós-humanista que o Cyberpunk "Californiano" padrão (nada contra, adoro pacas, só é diferente). Já falei um pouco disso, mas o climão sombrio "irreal" de Kuro é promissor para boas aventuras nesse estilo.

Eu NÃO acho que Cyberpunk 2020, Shadowrun ou Gurps, por exemplo (me abstenho de falar de Interface porque ainda não li ou joguei). Isso porque Cyber2020, mesmo nos livros que sairam pela Atlas, são ligeiramente mais ocidentais em sua base, e melhores para mesas com temáticas tecnológicas e pragmáticas.

Shadowrun, me perdoem os fãs, é um bom RPG mas parece mais um RPG de fantasia que trocaram o cenário medieval pelo de uma cidade futurista, mas sem o devido acompanhamento dos elementos futuristas. É um bom RPG, mas é mais um jogo de ação do que um que favoreça o clima deste tipo de filme japonês.

Gurps... bom, é gurps. Excelente para determinadas misturebas, mas sem um enfoque adequado em termos de favorecer um tipo de ambientação específico. Para jogar uma aventura de cyberpunk é legal, mas o tipo de terror que o sistema permite e favorece não é bem a mesma coisa.

Existem outros bons, como Eclipse Phase na parada, mas não chegam a favorecer  o tipo de terror viceral que Kuro e Kult podem permitir (minha opinião, discordem à vontade).

Enfim, leiam o texto em inglês que vale a pena.

Abraços

Brega Presley

Nenhum comentário:

Postar um comentário