Basicamente, o jogo faz com que um grupo de personagens fique isolado em um local, cercado por uma nuvem tóxica, no caso, o Acido Fuorídrico, um acido que corrói até vidro e é usado em refrigerantes, mas ao contrário da piada com o "Oxido de Duo-hidrogêneo" (H2O) é DE FATO uma substância mortal.
(vide video)
O grande lance da aventura gira em torno dos personagens entenderem exatamente o que o tal ácido faz, já que aparenta ser terrível (e é), descobrirem quem os colocou nessa enrascada e como sairem dali com vida.
Entrar em detalhes da aventura tira parte de sua graça. Ao invez disso recomendo que quem puder procure o suplemento "Cabin Fever" (são pouco menos de 50 páginas de história)do cyberpunk 2020 para entender e poderem mestrar.
Mas o mais interessante desse jogo, para quem trabalha com pedagogia (não é meu caso), sobretudo professores de química, é o uso que a aventura pode trazer em termos de fazer os alunos entenderem e memorizarem os efeitos do ácido, seja em anuncios de TV, seja em pesquisas e panfletos que eles poderiam encontrar no local aonde estão, seja na descrição de seus efeitos mais terriveis sobre os que dele se acidentam ou sobre o proprio vidro.
Olha que bacana: "Panfleto" informativo de apoio para a aventura. |
A idéia pode ser usada em outras aventuras, após revolução industrial, onde o ácido na forma gasosa possa ser descrito a um grupo que precisará enfrentar as dificuldades de sobrevivência enquanto aguardam socorro.
Eu, que sempre fui horrível em química, aprendi pacas sobre ele e outros ácidos depois de ter lido a aventura a primeira vez, então acho que pode ser um bom motivador.
Abraços
(os links acima não são os melhores, mas creio que já ajudam a dar alguma idéias).
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